Inbound Marketing: Engajamento e Estratégias

O Inbound Marketing tem se tornado a bola da vez, pois as estatísticas mostram que ele apresenta retornos mais lucrativos com uma baixa taxa de investimento, além de causar um ótimo engajamento com os públicos.

Para produzir um conteúdo de qualidade, que atraia as pessoas, é preciso chamar a atenção de uma maneira diferenciada, e uma das características que pode ser determinante é a maneira que a marca se posiciona em suas divulgações. Por muito tempo, vivemos em um ambiente de propagandas invasivas que tomavam os nossos olhares sem nem mesmo serem solicitadas, no entanto, o inbound marketing propõe exatamente o oposto, ou seja, conquistar o seu público, fazer com que ele chegue a sua marca por meio de algo que é oferecido além de um produto ou serviço.

De maneira prática, a criação de um blog, por exemplo, pode ser considerada uma estratégia que trabalhe neste sentido ao oferecer dicas, conselhos e materiais aos seguidores, podendo até ser um assunto relacionado com o que a marca oferece, todavia, não terá como objetivo interferir no que a pessoa está vendo, mas sim fazer com ela se interesse pelo conteúdo e vá até a marca por vontade própria, atraía por algo que lhe interesse. Uma empresa que disponibiliza ebooks, newsletters, podcasts entre outros conteúdos, também está trabalhando com inbound marketing ao oferecer algo além de seus produtos e serviços simplesmente. Esta tática atrai e não invade o espaço das pessoas, sem falar no conteúdo que é muito mais específico e certeiro, ao identificar os públicos que se identificam com a marca.

Já o outbound marketing é aquele que aparece sem ao menos ser solicitado e sua comunicação é unilateral, não permitindo o feedback do consumidor, com o tempo esta estratégia parou de dar os mesmos resultados que dava antes, devido às facilidades que a tecnologia apresenta, e as possibilidades de hoje em dia de dar voz aos públicos.

E, com os bombardeios diários de informações, é mais viável para as marcas investir em estratégias que tragam os públicos para perto espontaneamente, cultivando um bom e duradouro relacionamento. Como citado acima, o blog é uma das ferramentas importantes para quem quer usar do inbound, pois ela é peça que compõe um planejamento de marketing de conteúdo, que quando otimizada no SEO traz ótimos resultados nos mecanismos de busca, nas redes sociais e em todos os lugares onde a marca estiver presente virtualmente.

Outro benefício do inbound marketing, é a possibilidade de medir os resultados das ações com mais eficiência, e ao ter as estatísticas em mãos é possível medir o que deu certo e o que precisa ser reordenado.

Todas essas ações vão se unindo e formando o Planejamento Estratégico de Marketing Digital, que tem como foco a propagação da marca em ambiente digital efetivamente, além de causar um engajamento com seus públicos por intermédio de ferramentas que atraiam as pessoas a estarem conectadas e seguindo a marca no mundo digital.

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