A comunicação integrada nada mais é do que unir todas as áreas da empresa em torno de um propósito único e comum que reflita a real identidade da instituição de maneira clara e objetiva para todos os públicos, ou seja, é criar um planejamento que chegue a todas as vertentes da marca e trace um plano que comunique a todos de maneira uniforme e bem explicativa.
Este método requer um estudo profundo dos públicos e da instituição de uma maneira geral, pois somente com informações reais será possível desenvolver uma comunicação que se interligue e faça a conexão efetiva com todas as áreas. E não dá para falar em comunicação integrada sem citar a identidade da marca, pois é isso que ela vem para ressaltar e deixar cada vez mais forte, pois somente com uma identidade forte e muito bem apresentada a empresa ou indivíduo conseguirá ter um bom relacionamento com os públicos e uma forte identificação de mercado.
As novas tecnologias e redes sociais vêm para colaborar positivamente com a comunicação integrada, com o intuito de facilitar os processos, tornando- os mais práticos e dinâmicos, no entanto é preciso saber como utilizá-las da maneira correta para se produzir engajamento e resultados que venham a agregar para o reforço da imagem da empresa.
Vale lembrar que cada caso é um caso, devido a isso, todo processo de implantação de ações de comunicação integrada começa com estudo de mercado, passando pelo planejamento e partindo para a execução. Depois disso, ainda passa pela reavaliação para ver o que foi realmente aproveitado e o que precisa ser replanejado.
Aplique as estratégias de comunicação integrada na sua empresa, tornando-a mais humana em suas ações e dinâmica nos processos.