Storytelling: Como Usar Com a Minha Marca?

E quem é que não gosta de ler, ouvir e até mesmo fazer parte de uma bela história? São por esses e outros motivos que o Storytelling se torna a cada dia uma grande aliada das marcas na divulgação de seus produtos ou serviços.

Você deve estar se perguntando: “Mas o que é Storytelling e o que isso faz?”
Explicaremos já!

Storytelling em sua definição mais plena, é a arte de contar histórias. É usar de recursos audiovisuais para chamar a atenção e atrair o olhar para aquilo que se está querendo passar. Ao trazer este conceito para a realidade das marcas, vemos que isso tem muito a ver com envolvimento, trazer as pessoas para dentro da história do produto ou serviço como participantes essenciais para o desenvolvimento de todos os acontecimentos.

Todavia, como dissemos acima, isso é uma arte, e para ser construída precisa de estudos dos públicos, pesquisa de mercado, análises, planejamentos, percepção e uso do timing certo, e cada detalhe precisa estar contextualizado com a cultura da organização, porque do contrário toda a trama não fará sentido.

Ao observarmos a situação atual de mercado, é notório que o conteúdo que as pessoas mais consomem é audiovisual, imagens, vídeos, sons, emojis, stories entre outras coisas que merecem total atenção daqueles que realizam as ações de divulgação das marcas. Uma vez que, as pessoas querem participar de uma comunicação de mão dupla, ou seja, em que ela receba as informações e tenha também a possibilidade de responder a isso, de dar o seu feedback, ao qual deve ser criteriosamente monitorado para replanejamentos futuros.

Dado isso, o Storytelling tem grande poder, principalmente, em ambiente digital, ao qual somos bombardeados a todo momento com todo e qualquer tipo de informação, e no meio deste caos, a marca precisa se destacar. E, é neste ponto que entra o envolvimento, que deve atrair os públicos para dentro de todo o enredo da organização, mostrando que é peça importante de todo o processo.

Então, a venda do produto precisa ser mais do que uma circulação de mercado, o consumidor precisa comprar a verdade que a empresa está passando e se sentir parte disso, de maneira a se tornar fã da organização e divulgar isso a outros contando a sua história com aquela marca e, desta forma, tornando o Storytelling eficiente.

Quer que a sua marca faça parte da vida das pessoas? Venha falar conosco e faremos a sua organização contar boas histórias na divulgação de seus produtos ou serviços! 😉

 

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