A Comunicação Interna é aquela que busca alinhar as informações entre os colaboradores de uma empresa, fazendo com que haja um bom relacionamento vertical entre as hierarquias, mas também que conte com a possibilidade de uma via de mão dupla, onde as informações possam circular de ambos os lados, com a possibilidade de resposta.
Os colaboradores de uma organização são os primeiros representantes dela, por consequência disso, é importante que todos estejam cientes e contextualizados com a essência da marca. Desta forma, todos saberão quais são os objetivos a se alcançar, trabalhando com um mesmo foco, o que resultará no aumento da produtividade, já que com o alinhamento da posição dos funcionários com a empresa será possível a realização de um trabalho de esforço mútuo, visando a colaboração e o alcance de bons resultados, este é o papel crucial da comunicação interna.
O fluxo de informações que percorre toda a organização precisa ser passado de uma maneira que chegue aos colaboradores e que haja entendimento da mensagem que foi transmitida, para isso, existem os veículos de comunicação, e eles podem ser variados, dependendo da cultura da organização e qual a melhor forma de transmissão da mensagem, que precisa ser feita com clareza e objetividade.
Em consequência da boa propagação das informações e da chance de poder se posicionar, é provocado um engajamento dos funcionários com a organização, que se sentem valorizados por suas vozes serem ouvidas e suas ideias serem consideradas, o que possibilita uma maior interação e um relacionamento saudável que acarretará no sucesso geral da empresa.
Para que tudo isso seja possível, é necessário um estudo do público interno, seus interesses, suas opiniões, seus desejos, entre outras informações que serão essenciais no momento de realizar um planejamento de comunicação interna. Em vista disso, investir em ações com este público é imprescindível para que se alcancem os objetivos traçados.