Produção de Conteúdo: A Importância da Consistência e da Periodicidade

O Marketing de Conteúdo é o grande agente das ações de comunicação, já que ele é o maior dissipador de materiais desenvolvidos por uma marca a seus seguidores. E, com o aumento da produção de conteúdo, principalmente, em ambiente online, é necessário sempre focar em assuntos que sejam de interesse dos públicos, causando engajamento e identificação.

Para que tudo isso seja possível, o primeiro passo é ter um planejamento em mãos baseado em pesquisas e análises, que darão origem a um plano de comunicação, ao qual é necessário ser contínuo e consistente, ou seja, precisa ter periodicidade, ser presente, ou melhor, fazer-se presente, de forma objetiva e qualificada.

Você deve estar pensando: “Mas como isso é possível?”. Pois é, não é tarefa fácil, exige dedicação e timing, percepção dos negócios e do que acontece ao redor do mundo, e ao juntar tudo isso produzir textos, imagens, áudios, vídeos, virais, e o que mais se encaixe em conteúdo estratégico para ser divulgado pela marca.

Esta divulgação pode acontecer por intermédio de um site institucional bem estruturado, um blog, vlog, página no Facebook, conta no Instagram, no LinkedIn, no Twitter, enfim, isso vai de empresa para empresa, dependendo muito da cultura organizacional, do posicionamento da marca em questão aos públicos que ela quer atingir, informações estas adquiridas por meio de pesquisas. E, a partir disso, ir para a produção de conteúdo voltada para as mídias escolhidas e, assim, elaborar o planejamento que seja adequado a elas, com um processo contínuo, pois quanto mais você está presente, mais você é visto e mais se torna conhecido, fator diferencial em relação aos concorrentes.

Criar uma constância é importante para que o conteúdo seja indexado mais facilmente pelos buscadores e, consequentemente, ser encontrado devido à otimização que beneficia também o SEO, além do fato de criar uma relação com os públicos que acessarão com frequência os materiais publicados pela marca, com isso, aumentar acessos, criar novos vínculos e fortalecer relacionamentos já existentes.

A produção de todo este conteúdo e sua inserção nas mídias seguirão um cronograma elaborado que se encontra dentro do planejamento de comunicação. Ele dará as coordenadas de datas de postagens, e isso é muito importante, pois irá manter o controle, por ser periódico e consistente, com publicações constantes e que atendam a demanda dos seguidores.

Por estes motivos, é muito relevante dar a devida importância ao Marketing de Conteúdo e em suas estratégias dentro das ações de divulgação de uma marca, porquanto isso tudo direcionará corretamente o tempo adequado para executar as publicações em relação às demandas das mídias em que a empresa estiver inserida. É preciso estar atento e contextualizado a tudo que acontece no ambiente da marca para transformar isso em conteúdo de qualidade.

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