Um bom título é parte fundamental no planejamento de marketing de conteúdo, pois ele será o responsável por chamar a atenção dos públicos até o material elaborado.
Para obter uma boa inserção de marca em ambiente digital, é preciso produzir um conteúdo de qualidade que atraia as pessoas para mais perto da marca. A criação de um blog é uma excelente alternativa para a aplicação do inbound marketing, no qual, será utilizado para publicações de materiais que sejam de interesse dos públicos. Dessa forma, serão elaborados conteúdos em variados formatos para suprir esta demanda.
Quando é feito um texto, por exemplo, depois de estar estruturado, um fato muito importante e que deve receber atenção especial é a escolha do título, pois isso envolve todo o processo. Ele é o que vai atrair leitores para o blog, por isso, precisa ser chamativo, coerente com o texto e contar com uma palavra-chave que ajude ao ser pesquisado nos mecanismos de busca.
E, para a elaboração de um bom título, existem algumas dicas que podem ser úteis:
1) Usar questionamentos. (Qual, Quando, Quantos, Onde, Por Que, Como)
Com o uso de perguntas, atrai-se a curiosidade de quem está lendo para procurar saber mais sobre o que está sendo indagado. Desta forma, quando no título colocamos um questionamento é essencial que no texto a resposta esteja clara para suprir a necessidade do leitor, para que ele volte em outros momentos, e sempre tenha o seu blog como referência.
2) Listas, dicas e números
“5 Dicas de Marketing Digital”, “10 Maneiras de Utilizar Melhor o SEO”, “9 Motivos Para se Ter um Blog” entre outros. Usar de números passa confiança e credibilidade ao texto, atraindo as pessoas para um material estruturado de forma organizada ao oferecer, literalmente, uma lista de opções referentes ao assunto em questão. Além de deixar a publicação mais didática e com uma agradável leitura.
3) Keyword Tool
É uma ferramenta do Google que possibilita a busca por palavras-chave, assim, quando você for escrever um texto, é interessante pesquisar sobre a palavra que seja mais interessante usar como principal, em uma rápida procura, já se pode obter resultados relevantes, que possibilitarão toda uma otimização do texto como um todo em torno da palavra-chave que foi inserida no título e passada para o material completo.
E, claro, é sempre muito importante levar em consideração o local em que o conteúdo será inserido e a que público será destinado. Isso tudo conta muito no momento da criação de um título. A reunião de tudo o que citamos acima com a contextualização da marca, fará com que todos os materiais produzidos pela empresa sejam conceituais e adaptados para serem facilmente encontrados nos mecanismos de busca por meio das otimizações de SEO, boa escolha da palavra-chave e adaptação do conteúdo inserido.